Siga-nos:

4 – Bruxismo – Tudo o que você precisa saber sobre

Bruxismo

4 – Bruxismo – Tudo o que você precisa saber sobre

O que  é o Bruxismo?

O Bruxismo é uma condição na qual o paciente range os dentes, causando desgaste. Se você tem bruxismo, você pode cerrar inconscientemente os dentes quando está acordado durante o sono.

Cerca de 8% a 16% da população possui esse problema. Além disso, esta é uma condição frequentemente subdiagnosticada, que não só leva a problemas dentários como também a dores na mandíbula, articulações e pescoço. Além disso, casos mais graves podem levar a dores de cabeça e a perda dos dentes.

Um dos motivos que pode potencializar o surgimento desta condição é a ansiedade e estresse em tempos de crise. É por isso que neste momento delicado de pandemia causada pela COVID-19 preparamos algumas dicas para identificar esse problema e preservar sua qualidade de vida.

Primeiramente, vamos falar sobre o diagnóstico. Durante os seus exames dentários regulares, seu dentista provavelmente verificará se há sinais de bruxismo, procurando por alterações em seus dentes e boca para determinar se a condição é progressiva e qual o melhor tratamento indicado.

O segundo passo é determinar a causa do problema. Normalmente, quando o seu dentista suspeitar deste diagnóstico, ele tentará determinar a causa fazendo perguntas sobre sua saúde bucal em geral, medicamentos, rotinas diárias e hábitos de sono. Para avaliar a extensão do bruxismo pode ser necessário examinar anormalidades dentais como dentes quebrados ou faltando, tensão nos músculos da mandíbula, ossos subjacentes e lesões na parte interna das bochechas. Pode ser necessário a ajuda de raios-x para identificar a extensão dos danos.

Além disso, se o seu bruxismo parece estar relacionado a problemas graves de sono, seu médico pode recomendar um especialista em medicina do sono. Esse especialista pode realizar mais testes, como um estudo do sono que avaliará a frequência e intensidade que o paciente range os dentes inconscientemente.

Em casos muito leves o tratamento não é necessário. Muitas crianças superam o bruxismo sem tratamento, e muitos adultos não rangem ou cerram os dentes o suficiente para exigir terapia. No entanto, se o problema for grave, as opções incluem certas abordagens odontológicas, terapias e medicamentos para evitar mais danos aos dentes e aliviar a dor ou desconforto na mandíbula.

Converse com seu dentista ou médico para descobrir qual opção pode funcionar melhor para você! Se você tem bruxismo, seu médico pode sugerir maneiras de preservar ou melhorar seus dentes. Por exemplo, o uso de protetores bucais pode ser recomendado. Esses aparelhos podem ser feitos de acrílico duro ou materiais macios e se encaixam nos dentes superiores ou inferiores. 

É válido lembrar que métodos como protetores bucais podem não parar completamente o bruxismo. Isso acontece porque esses métodos são projetados para manter os dentes superiores e inferiores separados e tem o objetivo principal de evitar os danos causados por apertar e ranger, mas não evitam que a mandíbula se contraia. Dessa forma, alguns sintomas como dores de cabeça ainda podem acometer o paciente.

Outra abordagem interessante é o gerenciamento de estresse ou da ansiedade. Se você range os dentes por causa do estresse pode evitar o problema aprendendo estratégias que promovem o relaxamento, como a meditação. Agora se o bruxismo estiver relacionado à ansiedade, um psicólogo ou psiquiatra podem ajudar.

Depois de identificar sintomas do bruxismo, você poderá também mudar o seu comportamento praticando a posição correta da mordida. Peça ao seu dentista para lhe mostrar a melhor posição para a sua boca e maxilar. No entanto, essa estratégia pode não funcionar para casos mais graves, ou quando a pessoa costuma ranger os dentes inconscientemente. Além disso, remédios em geral não são muito eficazes para o tratamento do bruxismo.

O método mais eficaz para solucionar esse problema é a injeção de hidroxizina botulínica. Principalmente indicado para pessoa que não respondem a outros estímulos e tratamentos e em casos graves – quando o desgaste dentário leva à sensibilidade ou à incapacidade de mastigar corretamente – seu dentista pode precisar recorrer a esse tratamento.

Vários estudos demonstraram que as injeções de hidroxizina botulínica nos músculos responsáveis pela mordida resultam no relaxamento e melhora do bruxismo e da dor associada ao aperto e ranger crônicos.

Após 3 semanas os efeitos da aplicação já podem ser sentidos. Em 1 ano, os pacientes que receberam injeção de hidroxizina botulínica apresentam significativamente menos dores e desconfortos. Além da diminuição da dor, também são notáveis o menor desgaste dentário causado pelo bruxismo.

Em nossa clínica, a hidroxizina botulínica é o tratamento mais seguro e eficaz para pacientes que rangem e apertam os dentes, desenvolvendo dor nas articulações da mandíbula. A hidroxizina botulínica, quando injetada, também ajuda com dores de cabeça e enxaquecas relacionadas ao aperto da mandíbula.

O bruxismo é um problema crescente que causa dores faciais, dores de cabeça, enxaquecas e desgaste dentário significativo. Os tratamentos tradicionais têm sido ineficazes no tratamento dos sintomas associados ao ranger e apertar os dentes crônicos. A hidroxizina botulínica é o tratamento mais moderno, seguro e eficaz para tratar esse mal!

Ficou interessado? Agente uma consulta conosco para maiores informações.

 

Entre em contato com a nossa clínica! Telefone: (73) 3668-2394. Endereço: Praça de Independência, 80 – Centro, Trancoso – BA.

Facebook

 

Acesse nossos canais de informações ou entre em contato conosco para duvidas ou mais informações.

×