Skincare para homens

13 out 2020

Graças ao grande volume e opções de produtos normalmente associados com propagandas direcionadas para mulheres, os cuidados com a pele podem ser assustadores para alguns homens, ou na melhor das hipóteses, confusos.

Talvez seja por isso que a maioria dos homens não têm uma rotina de cuidados com a pele que vá além do sabonete em barra e água. Bem, eles, e você, deveriam se preocupar com isso! Bons cuidados com a pele são uma das ferramentas mais poderosas que temos contra a maioria dos problemas de pele masculinos comuns: acne, rugas e até danos causados ​​pelo sol. Esses cuidados fazem a diferença na boa aparência, requisito indispensável!

O cuidado eficaz com a pele exige mais do que apenas lavar o rosto com qualquer restinho de sabonete do banho! É preciso ter compromisso, consistência e cuidado. Também devemos alertar: pode demorar um até encontrar os produtos certos para você. Mas uma consulta ao dermatologista pode acelerar muito o processo! É por isso que nas próximas linhas vamos sugerir uma forma simples de skincare para homens. Preparado?

Primeiramente, construir uma rotina de cuidados com a pele a partir do zero é mais simples do que você imagina, e os resultados depois de apenas algumas semanas são incríveis! Se você é principiante e nunca sequer comprou um hidratante, o primeiro passo é investir em um produto de limpeza facial. Quando pensamos em pele limpa, somos condicionados a esperar uma sensação seca e fresca. Isso pode parecer bom para o seu corpo, mas no seu rosto significa que a barreira protetora da sua pele foi rompida e você removeu os óleos bons que a mantêm hidratada.

Em vez disso, use um produto de limpeza facial específico que contenha ingredientes hidratantes mas ainda tenha uma dose de ácido salicílico para controlar suavemente a oleosidade. Use-o duas vezes ao dia, durante a manhã ao acordar e a noite antes de dormir.

Nossa segunda dica é utilizar um produto para parte inferior dos olhos. Principalmente para homens que possuem barba, os olhos são o destaque do rosto.  Círculos escuros nas olheiras? Rugas e linhas finas nos cantos dos olhos? Existem produtos específicos para esta área, que é mais fina e sensível do que o resto do rosto. Essa região precisa de ingredientes mais concentrados e tende a perder a umidade com rapidez e facilidade. Comece a usar um creme para olheiras de manhã e à noite após a limpeza. Mesmo se você parar de ler esse texto aqui e agora, se apenas seguir os dois passos já mencionados, sentirá uma enorme diferença! Mas por favor, continue lendo – temos muito mais a sugerir.

A terceira etapa do processo é o uso de um hidratante facial. Eu sei – a sensação da maioria dos hidratantes não é muito agradável para quem não está acostumado. Mas não precisa ser assim! Encontrar um hidratante tolerável está cada vez mais fácil hoje em dia e existem muitas opções e fórmulas de secagem rápida! Além disso, usar um hidratante irá evitar que sua pele fique seca e ajudará a manter a sua boa aparência cutânea nos próximos anos. O pulo do gato é procurar palavras como “loção” ou “gel” ao invés de “creme” no rótulo!

Já a quarta etapa é: protetor solar. Todos. Os. Dias. E é sério! Os raios ultravioleta não só causam câncer de pele, mas também são o maior fator de envelhecimento da pele. O filtro solar diário é o produto antienvelhecimento mais eficaz existente! A maioria dos homens não o utiliza pelo mesmo motivo já mencionado: a sensação do protetor solar no rosto. Mas não precisa ser assim. Existem protetores solares específicos para o rosto para causar mais conforto. Você pode usar o protetor solar após o uso do hidratante, passando-o novamente em dias muito quentes e ensolarados, a depender de sua transpiração.

Seguindo todas essas etapas já é possível perceber resultados muito positivos. No entanto, se você quiser ir além, temos mais dicas, como por exemplo: esfoliação. A esfoliação regular é importante porque elimina as células mortas da pele que ficam grudadas na superfície do nosso rosto e podem obstruir os poros, além de impedir que produtos como hidratantes funcionem melhor. Mas fique atento! A esfoliação não deve ser feita todos os dias. Além disso, os homens esfoliam o rosto toda vez que se barbeiam. É por isso que, para homens que se barbeiam, recomendamos esfoliantes contendo alfa-hidroxiácido, que eliminará as células mortas mais suavemente.

Eu sei que você já deve estar cansado, mas não desanime: estamos quase acabando. Já ouviu falar de sérum? Os séruns são como o whey protein da pele! São mais potentes do que o hidratante diário e fornecem ingredientes ativos e nutrientes de forma mais rápida e eficaz. Existem vários tipos, e a forma ideal de descobrir qual é o mais recomendado para você é consultando um dermatologista. Os mais ideais para iniciantes são os que contêm ingredientes hidratantes e de reconstrução da pele, benéficos para todos os tipos cutâneos. O sérum pode ser utilizado duas vezes ao dia, após a limpeza do rosto -não com a barra de sabonete, e sim com o produto de limpeza facial próprio- e antes do hidratante.

Outro cuidado que pode ser feito ocasionalmente é o uso de máscaras para o rosto – o melhor tipo de máscara para homens, principalmente iniciantes, é a máscara de argila. As máscaras servem para limpar profundamente os poros e remover a sujeira acumulada, óleo e detritos.

Se você tem pele oleosa ou luta contra a acne, outro produto interessante é o tônico facial! Use um algodão para passar um pouco sobre o rosto após a limpeza para se livrar do excesso de óleo no rosto e acúmulo de sujeira. Lembrar de usar algodão é demais para você? Tudo bem, entendemos. Também existem opções em gel!

E finalmente já podemos ver a linha de chegada! Nossa última dica é usar um creme hidratante noturno – sim, um hidratante para o dia e um específico para a noite. Cremes noturnos contêm ingredientes ativos que irão ajudar no processo de regeneração da pele durante o sono.

Gostou dessas dicas? Vai adotar uma rotina de skincare? Nossos profissionais na Clínica de Saúde Trancoso podem te ajudar! Agende um horário!

Entre em contato com a nossa clínica! Telefone: (73) 3668-2394. Endereço: Praça de Independência, 80 – Centro, Trancoso – BA.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *