Acupuntura: Tratamentos alternativos

17 nov 2020
AcupunturaACUPUNTURA

A medicina tradicional chinesa é uma ciência médica complexa que reflete princípios filosóficos ocidentais. Como uma medida de tratamento alternativa, existem diferenças abundantes entre a medicina chinesa antiga e a medicina moderna. Por exemplo, para os ocidentais a saúde significa um estado de completo bem-estar físico, mental e social, enquanto o mesmo conceito no oriente inclui o estado de uníssono entre o homem e o universo, a fusão da forma e da alma e a visão de valores orientada para o equilíbrio do yin-yang no corpo humano.

A Medicina Tradicional Chinesa é baseada em uma filosofia antiga que descreve o universo e o corpo em termos de duas forças opostas: yin e yang. Quando essas forças estão em equilíbrio, o corpo está saudável. A energia, chamada de “qi” flui ao longo de caminhos específicos, chamados meridianos, por todo o corpo. Esse fluxo constante de energia mantém as forças yin e yang equilibradas. No entanto, se o fluxo de energia for bloqueado, como a água ficando presa atrás de uma barragem, a interrupção pode causar dor, falta de função ou doença.

A terapia de acupuntura pode liberar “qi” bloqueado no corpo e estimular a função, evocando a resposta de cura natural do corpo por meio de vários sistemas fisiológicos. A pesquisa moderna demonstrou os efeitos da acupuntura no sistema nervoso, sistema endócrino e imunológico, sistema cardiovascular e sistema digestivo. Ao estimular os vários sistemas do corpo, a acupuntura pode ajudar a resolver a dor e melhorar o sono, a função digestiva e a sensação de bem-estar.

Dessa forma, a acupuntura é considerada parte vital da medicina tradicional chinesa e tem sido praticada para tratar várias doenças e sintomas por mais de 2500 anos. A prática e é aceita pela sociedade e praticada como tratamento para aliviar diversos sintomas – sendo considerada uma herança inestimável. Apesar das diferenças culturais, a acupuntura também é abrangentemente utilizada por profissionais em nações ocidentais.

Mais e mais estudos indicam que a acupuntura é segura e eficaz no tratamento de uma ampla gama de doenças. No entanto, esse tratamento também enfrenta sérios desafios. Um dos motivos é que a metodologia utilizada na pesquisa em acupuntura é incapaz de captar a natureza holística e dinâmica das doenças, embora a acupuntura tenha sido eficaz no tratamento de muitas doenças, especialmente doenças crônicas.

Houveram muitas tentativas científicas de abordar essas questões, mas a maioria delas ainda se baseava na filosofia do “reducionismo”, enquanto a acupuntura é baseada na filosofia do “holismo”. O corpo humano, um sistema complicado, pode ser identificado como uma rede de sistemas autocontrolada. A rede é conectada pelo meridiano que existe em todo o corpo. A acupuntura pode regular o equilíbrio do corpo humano pelos meridianos. Por exemplo, a acupuntura no Meridiano da Mão do Pulmão de Tai Yin pode tratar doenças do sistema respiratório.

Como o pulmão é um centro junto com a pele, o nariz e o intestino grosso na medicina tradicional chinesa, a acupuntura no Meridiano da Mão do Pulmão de Tai Yin também pode tratar doenças de pele, rinite, constipação e assim por diante. Existem algumas aparências de abordagem sistêmica para impactar nossa compreensão da teoria por trás da medicina chinesa baseada em evidências.

De toda forma, essa é uma técnica amplamente usada para aliviar a dor e melhorar as funções do corpo: além de promover o processo natural de autocura ao estimular locais anatômicos específicos – comumente chamados de pontos de acupuntura. O método mais comum usado para estimular esses pontos é a inserção de agulhas finas e esterilizadas na pele. Pressão, calor ou estimulação elétrica podem aumentar ainda mais os efeitos. Outras técnicas de estimulação de pontos de acupuntura incluem: massagem manual, terapia de calor, ventosas e aplicação de fitoterápicos.

Mas o que acontece durante um tratamento de acupuntura? Primeiro, seu acupunturista perguntará sobre seu histórico de saúde e, possivelmente, realizará alguns exames físicos, dependendo de suas necessidades de saúde individuais. Usando a avaliação obtida nessa consulta, o acupunturista poderá recomendar um plano de tratamento adequado para tratar de sua condição específica.

Durante o tratamento em si de acupuntura, você se deita confortavelmente em uma mesa enquanto pontos de acupuntura precisos são estimulados em várias áreas do corpo. A maioria das pessoas não sente desconforto ou sente um mínimo de desconforto quando as agulhas são colocadas suavemente. As agulhas geralmente são retidas entre cinco e 30 minutos. Durante e após os tratamentos, as pessoas relatam que se sentem muito relaxadas. A quantidade de tratamentos que você precisará variam – algumas pessoas sentem um alívio expressivo logo no primeiro tratamento. Para condições crônicas complexas ou de longa duração, um a dois tratamentos por semana durante vários meses podem ser recomendados.

Para outros problemas mais simples, menos visitas são necessárias, geralmente de oito a dez visitas no total. Um plano de tratamento individualizado que inclui o número esperado de tratamentos normalmente será discutido durante sua consulta inicial.

Entre em contato com a nossa clínica! Telefone: (73) 3668-2394. Endereço: Praça de Independência, 80 – Centro, Trancoso – BA.

Facebook   Instagram   Contato